mesclar removebg preview

5 Benefícios da Caminhada

Vocês acordam de manhã cedinho, toma aquele banho para poder terminar de acordar, consome um café reforçado, e sai para caminhar.

Se você segue uma rotina parecida como esta, então você com certeza é amiga da sua saúde.

Não há nada melhor para começar o dia, do que já acordar no pique para começar a caminhar, e então fazer as outras atividades do dia.

5 Benefícios da Caminhada

A  caminhada traz uma sensação de que você está dando um gás e melhor condicionamento para seu organismo , para que ela possa ter mais firmeza durante o dia.

Faça caminhada sempre, porque você deixa o sedentarismo de lado, e passa a criar um hábito, onde lá na frente o seu corpo agradecerá, e muito.

A caminhada é uma atividade muito simples, e que não exige de você um bom condicionamento inicialmente.

Muito pelo contrário, ele te prepara para se obter uma boa forma em outras atividades, e é ideal que você possa realizar esta atividade frequentemente, pois impactará muito na sua rotina do dia-a-dia.

Mas vamos especificar um pouco mais desta atividade, e saber mais benefícios que poderão proporcionar mais saúde em nossas vidas.

Melhora Circulação Sanguínea numa caminhada

Para qualquer atividade física, quando você realiza as atividades, você está fazendo o seu corpo trabalhar.

Isto faz com que, no momento das atividades, muita coisa mude nesta realização. E com a caminhada não é diferente.

Quando você faz uma caminhada durante o dia, os vasos sanguineos dilatam e se expandem, levando mais sangue a circular pelo corpo. Com isso, a pressão diminui, fazendo com que a pressão arterial tenha uma redução, evitando infartos, entre outros problemas.

Além disso, o coração também trabalhará mais, bombeando mais oxigênio para todo o corpo, e tornando o pulmão mais eficaz, onde toda impureza que existir dentro dele possa ser expelido.

A caminhada diminui a depressão

Se você tem passado seus dias tristes em casa, então experimente fazer, ao menos, uma caminhada.

Quando você caminha, seu corpo passa a produzir endorfina, o hormônio que traz uma sensação de relaxamento e alegria. Cada vez que você faz mais e mais caminhada, mais endorfina é produzida, aumentando a sensação a cada momento em que caminha.

Logo, passa a ser um ciclo vicioso, porque a cada caminhada, uma dose maior de endorfina é produzida em seu corpo, fazendo com que você fique ainda mais calmo e relaxado depois de uma tranquila caminhada.

Cérebro funciona melhor quando a caminhada se torna um hábito

A longo prazo, o seu cérebro poderá ter uma saúde maior do que quando você estiver simplesmente sentado e trabalhando, sem realizar qualquer atividade física.

Segundo um estudo feito na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, quando você realiza uma caminhada, o seu cérebro aumenta o número de circuitos e diminui os riscos de problemas de memória e de atenção.

Ao longo do tempo você terá um cérebro mais saudável, com uma memória boa, e seus estímulos passarão a responder em uma ótima proporção, sem que tenha nenhum tipo de problema quando estiver com uma idade mais avançada, pois você cuidou de tudo quando era mais jovem.

Mantém o peso se você caminhar diariamente

Quando você realiza uma caminha, você estará acelerando o seu metabolismo, para que toda aquela gordura que está estocada se transforme em energia, e aí então ela passará a ser o combustível que você precisa para realizar a atividade.

Com o metabolismo acelerado, ao longo do tempo você terá um corpo que consumirá mais energia, e estará propenso a redução de peso com maior facilidade.

Controle da fome

Para as pessoas que gostam muito de comer, porque são muito ansiosas e não tem controle pelo ato compulsivo pela alimentação, realizar caminhadas ajudará na sua fome e no seu hábito de comer descontroladamente.

Isto acontece porque a caminhada ajuda reduzir os níveis de estresse e ansiedade, fazendo com que o seu controle alimentar seja maior, devido a endorfina que foi liberada em seu corpo.

E você? Gosta de caminhar? 


O site Terapia Integrativa possui SSL, padrão global em segurança e utiliza o GDPR que é o Regulamento Geral de Proteção de Dados.