Ayurveda o que é?
Ayurveda é o nome dado à “ciência” médica e filosófica desenvolvida na Índia há cerca de aproximadamente sete mil anos, o que faz dela o mais antigo sistema medicinal da humanidade.
Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). O Ayurveda tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz, de baixo custo e ecológica como medicina tradicional.
O que faz o Ayurveda ser uma ciência diferenciada, é o teor filosófico em que ela se apóia. Por isso ela é uma medicina que observa o ser humano dentro de um contexto amplo e integral.
A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
O relacionamento do ser humano com a natureza aponta para aquilo que é integração e o que é desarmonia.
Considerando que a doença inicia-se a partir da forma incorreta de viver, sem a observação da relação de respeito às leis da natureza, as doenças começam muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser claramente percebida.
Assim, pequenos desequilíbrios cometidos dia-a-dia provocam alterações funcionais que tendem a aumentar com o passar do tempo.
Se não forem corrigidos, originarão as enfermidades que são nada mais nada menos que a revelação de uma vida sem equilíbrio.