mesclar removebg preview

7 Benefícios da Couve

A Couve ↠1 – Auxília na prevenção da Doença de Parkinson, Alzheimer, câncer, diabetes

A couve é rica em antioxidantes, assim como os outros vegetais de folhas verdes. Betacaroteno, vitamina C, vitamina A, flavonóides e polifenóis são alguns deles.

Entre os 45 tipos de flavonóides, os principais são quercetina e kaempferol. Esses flavonóides presentes na couve combinam além de benefícios antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias. Com isso, a couve se torna um alimento adequado para a prevenção do estresse oxidativo que consequentemente auxilia na prevenção do câncer, diabetes, doença de Parkinson e Alzheimer .  

os beneficios da couve

↠2 – Deixa a pele mais firme porque ajuda na síntese de colágeno

Por ser rica em vitamina C, a couve é uma excelente aliada da pele. A vitamina C é um antioxidante que auxilia na síntese do colágeno que é a classe mais abundante de proteínas presente no nosso organismo e que é responsável por deixar a pele mais firme.  

A vitamina C é um componente essencial no cardápio de qualquer pessoa, porque sua deficiência pode levar ao escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno, causando hemorragia (vasos sanguíneos e pele possuem colágeno na sua constituição).

A couve é uma das melhores fontes de vitamina C já que uma xícara de couve tem mais vitamina C do que em uma laranja. 

↠3 – Pode reduzir os riscos de doenças cardíacas

Graças a presença de sequestrantes de ácido biliar, a couve previne o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque esses sequestrantes podem prevenir com que o ácido biliar seja reabsorvido.

O que reduz a quantidade total de colesterol no organismo.

Um estudo mostrou que a ingestão de suco de couve por 12 semanas aumentou o HDL, conhecido como “colesterol ruim”, em 27% e diminuiu em 10% o LDL, aumentando ainda o efeito antioxidante.

principal responsável por essa diminuição é o talo da couve que é mais potente do que a colestiramina (medicamento) na redução do “colesterol ruim”. 

↠4 – Auxilia na coagulação sanguínea e previne trombose

Além de ser uma das melhores fontes de vitamina C, a couve também é uma ótima fonte de vitamina K que é um nutriente muito importante. Essa vitamina é essencial para a ativação de certas proteínas, dando a elas a habilidade de se ligar ao cálcio.

Uma xícara de couve contém aproximadamente 7 vezes a quantidade recomendada de vitamina K diária.

↠5 – Auxilia na prevenção do câncer

A couve é rica em componentes que evitam o crescimento descontrolado de células que é a característica básica do câncer.

sulforafano, por exemplo, é uma substância que tem se mostrado muito útil na luta contra a formação de câncer em nível molecular. 

Ainda existem outros componentes da couve que auxiliam na prevenção do câncer. Estudos tem mostrado que os vegetais crucíferos tem diminuído significativamente o risco de câncer . 

↠6 – Evita a deficiência de nutrientes essenciais (que acontece muito)

A couve é uma excelente fonte de magnésio, um mineral essencial principalmente na prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Além de ser rica em cálcio, um nutriente responsável pela saúde dos ossos e por funções celulares.

O potássio é outro nutriente presente na couve. Ele é responsável por manter o potencial elétrico das células do nosso corpo. E existem estudos que apontam que a ingestão adequada de potássio está relacionada a redução da pressão sanguínea e diminuição de risco de doenças cardiovasculares.

Além de tudo isso, a couve ainda tem uma vantagem em relação a outros vegetais como o espinafre. Ela tem pouco oxalato que é uma substância que previne a absorção de minerais. 

↠7 –Ótimo para a saúde dos olhos (previne contra catarata e degeneração macular)

A couve auxilia na prevenção de um dos maiores problemas que surgem com o envelhecimento: a dificuldade na visão.

Ela é rica em nutrientes como a luteína e a zeaxantina que são antioxidantes encontrados em grande quantidade na couve.

Estudos mostram que pessoas que ingerem uma quantidade suficiente dos antioxidantes citados acima tem menos risco de ter degeneração macular e catarata que são dois dos problemas mais comuns nos olhos.

 

Principais Dúvidas sobre a Couve

Pode congelar couve? Como gelar couve?

Pode. Ela pode ser congelada inteira, em cubinhos de gelo ou em tiras finas.

Para ser congelada inteira, o primeiro passo é  lavar bem as folhas. Em seguida, seque bem com papel toalha ou pano de algodão.

Depois de seca, é só dobrar ou enrolar cada folha de couve e levar ao congelador. Se usar saco plástico para conservar, você precisa retirar bem o ar antes de fechar.

E é só isso. Na hora de usar, é só retirar a quantidade que quiser e colocar na receita. Essa couve também pode ser usada para refogar, porém o frescor e a textura se perdem um pouco.

Já para congelar em tiras finas, a couve (depois de lavada) deve ser picada e colocada em saco plástico, depois de retirar o ar.  

Como plantar couve

A couve é um vegetal fácil de plantar e de baixo custo para a instalação de uma horta que, inclusive, pode ser caseira, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras.

Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada. Sob calor acentuado, a qualidade das folhas fica prejudicada, com crescimento reduzido e aparência e sabor alterados. No momento da colheita, dê preferência para os horários de clima mais ameno, pois as folhas murcham rapidamente.

Colheitas constantes são necessárias, pois as plantas começam a invadir o espaço uma das outras e tendem a tombar. Não demore muito além do prazo, pois a hortaliça pode ficar amarga e endurecer. Para colher folhas individualmente, comece pelas externas e deixe alguns brotos.


O site Terapia Integrativa possui SSL, padrão global em segurança e utiliza o GDPR que é o Regulamento Geral de Proteção de Dados.