mesclar removebg preview

Os Mitos sobre o Glúten

Existem hoje vários mitos e verdades sobre o mundo dos alimentos. Com a era de que, “não posso isso porque engorda”, ou então “não posso aquilo porque faz mal a saúde”, acaba que, vai chegar um momento que o ser humano não poderá absolutamente nada, porque tudo faz mal.

Existem vários estudos que estão sendo comprovados a respeito de um componente, encontrado em vários alimentos: o glúten.

O glúten é uma proteína vegetal encontrado no trigo, no centeio, na cevada, e em outros alimentos. O glúten está sendo uma substância um tanto quanto polêmica para as pessoas, porque as informações divulgadas sobre ele é algo que sai da realidade das  pessoas.

Afinal de contas: eu posso ou não posso comer glúten?

Diante de todo este “alarde” sobre o alimento, decidimos de uma vez por todas quebrar este tabu, para que você possa obter o máximo de informações verdadeiras sobre isto, e que possa lidar com tranquilidade.

Vejamos então algumas coisas a respeito do glúten.

algumas coisas a respeito do glúten

Cortar o Glúten da Alimentação

Esta é uma decisão que está sendo um tanto quanto radical para a maioria das pessoas, justamente por todos estes mitos que ocorrem na nossa sociedade, muitos tomam decisão sem buscar informações de pessoas confiáveis.

De acordo com nutricionistas, esta é uma decisão bem radical, uma vez que, cortar esta proteína da sua dieta poderá impactar também na sua saúde, e retirar a substância sem saber ao certo o porque disso é totalmente desnecessário.

 

Glúten faz mal

O glúten por si só não faz mal algum.

Para a cabeça de muitos desinformados, o glúten é como se fosse um vírus que, se consumido, poderá prejudicar a saúde de muitos, e na verdade não tem nada disso.

O glúten por si só não faz mal algum. Existem alguns estudos que referenciam o glúten à obesidade, doenças respiratórias, dermatologicas, mas não há comprovação alguma de que isto seja verdade.É necessário maior embasamento para comprovação que este é um fator que faz realmente mal à saúde.

As receitas continuam gostosas?

O glúten ele tem uma função nos alimentos, como os pães por exemplo, de deixarem mais macios. Quando você tira o glúten destes alimentos, eles ficam mais secos, porque o glúten é quem dá a elasticidade e maciez da massa. Então se você está querendo cortar o glúten da sua vida por absolutamente nada, você tende a perder alimentos mais saborosos.

Tirar o Glúten ajuda a emagrecer

Muitas pessoas preferem comer os alimentos que não contém glúten, porque dizem que estes emagrecem.

Porém, quando você deixa de comer pães, doces e massas, você estará deixando de comer carboidratos. Quando você deixa de comer isto, você consequentemente sofrerá perda de peso. Então isto tudo é devido a carboidrato, e não ao glúten em si. O glúten é uma proteína que contém vitamina B, e somente isso.

Quem não pode comer glúten?

Somente para algumas pessoas esta substância poderá fazer mal: os intolerantes ao glúten.

Estas pessoas que são intolerantes possuem uma doença autoimune, pois o organismo entende que o glúten é uma substância inimiga, e o ataca, impedindo a absorção do nutriente.

Esta doença se chama celíaca, e quando ela come ou bebe qualquer tipo de alimento,  tem reações como diarreia, vômitos, etc..

Então se faz mal, não como glúten nunca mais?

Para os que tem a doença celíaca, sim. Para eles existem um alimento especial, que não contém glúten, justamente para que ela não tenha estas reações.

Agora para quem não tem, não tem o porque retirar isso de sua alimentação.  Coma sem medo de passar mal, ou de engordar, porque o glúten não reage a estas situações, ok?

E o que você achou desta abordagem? Retirou suas dúvidas sobre o glúten?


O site Terapia Integrativa possui SSL, padrão global em segurança e utiliza o GDPR que é o Regulamento Geral de Proteção de Dados.