mesclar removebg preview

Parto Normal ou Cesariana – Qual o Melhor?

O sonho de muitos relacionamentos é terem um filho para criar e cuidar.

Para muitos pais, esta é uma das maiores realizações que se pode ter, porque o filho é um bem muito precioso. Você poder ver aquela “coisinha” crescendo e aprendendo sobre as coisas da vida, desenvolvendo seu jeito e sua personalidade. E aí o sonho se realiza, e sua esposa está grávida. Agora é esperar os nove meses para que vocês dois possam ter o seu filho.

Parto Normal ou Cesariana Qual o Melhor

Mas existe uma questão: muitas mulheres tem opiniões muito pessoais em qual a melhor forma de ganhar o bebê, pois existem várias questões envolvidas nisto: a dor no momento do parto, o trabalho de parto, e o pós-parto.

Diante disto, existem muitas dúvidas a respeito: qual é a melhor forma de ganhar o bebê?

Vamos avaliar com toda uma abordagem técnica, para que possamos saber qual o melhor parto a ser realizado, para que o bebê seja ganhado com muita saúde, e a mãe possa também se manter bem no momento e após o parto.

Como é realizado o parto normal?

Para muitas mulheres, o parto normal é um terror, justamente pelo fato do trabalho de parto que deve ser realizado, e ali é avaliado tudo: dilatação do colo do útero, contrações, entre outros fatores.

Para uma dilatação boa para parto normal, é necessário que o colo do útero chegue no mínimo a 10 cm de dilatação. Se for menor do que isto, então será um espaço insuficiente para a passagem do bebê, e precisará ser realizado um procedimento cirúrgico de corte na região perineal.

Agora, se o colo estiver completamente dilatado e as contrações forem intensas, então o bebê será empurrado através das paredes do útero, e impulsionará o bebê para fora, com ajuda da mãe.

E a cesariana?

Para a cesariana, é necessário a realização de um procedimento cirúrgico.

Para isto, é preciso ser feito a aplicação da anestesia, que pode ser aplicado em dois locais: ou a raquiana, ou pode ser a peridural, que são aplicações nas vértebras das costas. A peridural é demora um pouco mais para o efeito da anestesia, então é mais comum que seja feito aa raquiana.

Após a aplicação anestésica, é realizada uma sondagem, uma limpeza chamada antissepsia e uma incisão, atravessando sete camadas até chegar ao bebê.

Indicações falsas e reais de cesariana

Qual o processo tempo de cada um?

Para a cesariana, é um processo tranquilo e com um tempo estimado em uma hora, porque só depende do processo cirúrgico, onde a mãe não precisa fazer absolutamente nada para o nascimento do bebê.

Já para o parto normal é um pouco diferente, e varia bastante, pois para as mães que terão o seu primeiro filho, possuem um organismo despreparado para dilatação do colo. Neste caso, para algumas mães esta dilatação pode ser de um centímetro por hora. Um parto normal pode chegar até mesmo 15 horas.

A escolha pode afetar o seu bebê

Agora aqui vai uma informação muito interessante para as gestantes:

Quando o bebê está em período de gestação, o ambiente dele ali dentro do útero é cheio de fluidos e líquidos. No momento do parto normal, o bebê faz a sua passagem pela pelve, que é estreita e apertada, e no momento do parto é feito a retirada deste fluidos dentro dos pulmões do bebê, justamente pela compressão torácica, e acaba sendo bem melhor para o bebê em sua recuperação. Assim, o bebê terá menos riscos de problemas respiratórios.

O parto normal é o mais indicado

Além dos problemas respiratórios que foi abordado logo acima, existem também muitos benefícios para a própria mãe no parto normal:

  • Sangramento é menor que na cesariana

  • Maior recuperação

  • A forma e momento do parto normal é uma coisa que afeta o emocional e o psicológico da mãe.

Qual a sua opinião em relação a tudo isto? Você prefere que seja feito o parto normal ou cesariana?


O site Terapia Integrativa possui SSL, padrão global em segurança e utiliza o GDPR que é o Regulamento Geral de Proteção de Dados.