mesclar removebg preview

Posições Invertidas do Yoga

A prática dos ásanas (posições) do Yoga inclui as invertidas sobre os ombros, sobre a cabeça ou sobre os braços.

As invertidas sobre os ombros são conhecidas como "vela" (sarvangásana) e "arado" ( halásana) , sendo que há muitas variações a serem feitas de acordo com o grau de flexibilidade do praticante.

Posições Invertidas do Yoga

O praticante pode também realizar a invertida sobre a cabeça, chamada "pouso sobre a cabeça" ( sirshásana).

A pessoa leiga pode considerar estranho que alguém se coloque de cabeça para baixo. Porém, os benefícios trazidos pela prática destas posições são notáveis.

O simples fato de elevarem-se as pernas e os quadris, deixando que o sangue flua para a parte superior do corpo vai permitir, no mínimo, que haja um alívio na circulação sanguínea das pernas e consequente descanso desta região.

No caso das invertidas sobre os ombros, uma pressão importante, bem como maior afluxo sanguíneo, ocorrem na região das glândulas tireóide e paratireóides. Isto pode funcionar como um estímulo importante no reequilíbrio ou manutenção de suas funções em bons níveis.

A invertida sobre a cabeça leva maior quantidade de sangue ao cérebro, glândulas hipófise e pineal, pele do rosto, couro cabeludo. Esta irrigação aumentada pode incentivar o rejuvenescimento, a saúde dos cabelos, incrementar a memória, etc.

No que se refere à circulação energética, as invertidas em geral promovem um redirecionamento das energias para o alto, rumo ao chakra coronário ( Sahasrara ), e consequente trabalho sobre os demais centros energéticos ( chakras) em seu percurso ascendente. Isto possibilita o despertar ou a potencialização das qualidades destes chakras.

É importante que as práticas de ásanas ( posições físicas) sejam feitas com o estômago vazio, para evitar sensações diversas de mal estar que podem ocorrer, principalmente no caso das posições invertidas. Pode-se ingerir líquidos como leite ou vitamina de frutas uma hora antes da prática, deixando-se os alimentos sólidos para uma hora após a prática.


O site Terapia Integrativa possui SSL, padrão global em segurança e utiliza o GDPR que é o Regulamento Geral de Proteção de Dados.