Homeopatia é uma abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista que vê a pessoa como um todo, não em partes, e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais:
Princípios da Homeopatia
A Lei dos Semelhantes;
A experimentação no homem sadio;
O uso da ultra diluição de medicamentos.
Envolve tratamentos com base em sintomas específicos de cada indivíduo e utiliza substâncias altamente diluídas que buscam desencadear o sistema de cura natural do corpo.
Os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.
A homeopatia é uma terapia que se baseia na utilização de substâncias que, segundo a filosofia homeopática, curam os sintomas semelhantes dos doentes. Ela foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século XVIII.
Os princípios da homeopatia são bastante simples: "like cures like" (o semelhante cura o semelhante) e a "lei dos potencializadores", segundo a qual a substância precisa ser diluída para fazer efeito.
Como a homeopatia funciona?
Ainda não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois não há estudos científicos conclusivos que comprovem sua eficácia. No entanto, alguns especialistas acreditam que as substâncias ativam o sistema imune do organismo, o que o torna mais capaz de enfrentar doenças.
Homeopatas no Brasil e no mundo: Homeopatia é uma terapia bastante popular em todo mundo. No Brasil, existem diversos cursos de homeopatia e escolas voltadas à formação de profissionais da área. Além disso, há vários medicamentos homeopáticos à venda nas farmácias.